
A Copa do Mundo de 1938, realizada entre os dias 4 e 19 de junho na França, foi a terceira edição do torneio mais importante do futebol mundial. Antes de tudo, organizada em meio a um contexto político e social tenso, a competição ficou marcada pela situação pré-segunda guerra mundial.
Por fim, a Itália, campeã também em 1934, conquistou o bicampeonato e consolidou sua posição como uma das grandes potências do futebol da época.
Escolha da sede
Primeiramente, a escolha da França como sede da Copa de 1938 foi feita em 1936, após um processo de votação da FIFA durante as olimpíadas de 1936.
Todavia, a Argentina e Alemanha foram as outras candidatas para sediar a copa, sendo que a Argentina tinha como trunfo o argumento do rodízio entre os continentes.
Já a Alemanha, que sediava as olimpíadas de 1936, planeja sediar a copa do mundo de 1938 com intenções de usar o evento politicamente, em um momento que a Europa vivia um clima de tensão política e social, em meio a ascensão do fascismo e do nazismo.
Porém, como forma de homenagear o presidente da FIFA, Jules Rimet, que já estava com 64 anos, a França foi a escolhida.
Dessa forma, a Copa de 1938 aconteceu em um cenário global turbulento e cheio de incertezas. O torneio foi o último antes do início da 2ª guerra mundial, e ficou paralisado por 12 anos, até a copa de 1950 no Brasil.
A Espanha, em guerra civil, foi impedida de participar do torneio. A Áustria, não pode participar porque foi anexada pela Alemanha antes da Copa. Por fim, a Inglaterra, convidada para a vaga da Áustria, recusou o convite, pois considerava o torneio sem expressão.

O Torneio
A Copa de 1938 contou com 15 equipes: França, Itália, Noruega, Bélgica, Brasil, Polônia, Tchecoslováquia, Países Baixos, Hungria, Índias orientais neerlandesas Suíça, Alemanha, Suécia, Cuba e Romênia.
Pela primeira vez, o torneio apresentou uma fórmula de eliminação direta já nas oitavas de final, o que trouxe mais emoção à competição. A Itália, campeã de 1934, foi bi em 1938.
Outro destaque foi o time da Hungria, que encantou pelo seu futebol ofensivo e chegou a final com grandes nomes como Antal Szabó, Gyula Polgár, Gyorgy Szucs,Pál Titkos, e Ferenc Sas.
Dessa forma, os resultados dos jogos até a final foram:
Oitavas de Final (5 de julho)
Itália 2 x 1 Noruega |
França 3 x 1 Bélgica |
Brasil 6 x 5 Polónia |
Tchecoslováquia 3 x 0 Países Baixos |
Hungria 6 x 0 Índias Orientais Neerlandesas |
Suíça 1 (4) x 1 (2) Alemanha |
Suécia (w.o.) x Áustria |
Cuba 3 (2) x 3 (1) Romênia |
Quartas de Final (12 de junho)
Itália 3 x 1 França |
Brasil 1 (2) x 1 (1) Tchecoslováquia |
Hungria 2 x 0 Suíça |
Suécia 8 x 0 Cuba |
Semifinais (16 de junho)
Itália 2 x 1 Brasil |
Hungria 5 x 1 Suécia |
Terceiro lugar (19 de junho)
Brasil 4 x 2 Suécia |
Final (19 de junho)
Itália 4 x 2 Hungria |

A final
A final da Copa do Mundo de 1938 foi disputada entre Itália e Hungria no dia 19 de junho, no estádio Olympique de Colombes.
A seleção italiana, que jogava um futebol pragmático e altamente organizado, marcou primeiro com Colaussi aos 6 minutos; a Hungria igualou dois minutos depois com Pál Tikos. Piola colocou a Itália na frente novamente aos 16, e aos 35 Colaussi fez 3 x1 para a Azurra.
No segundo tempo, Gyorgy Sarósi fez o segundo da Hungria e renovou as esperanças dos húngaros. Porém, aos 37 Piola novamente marcou, fez 4 x 2 e decretou o bi da Itália.
A Itália foi bicampeã mundial com seu segundo título consecutivo, após o primeiro em 1934. A equipe foi elogiada pela sua organização tática, e o técnico Vittorio Pozzo se tornou o único treinador a vencer duas Copas do Mundo. A vitória consolidou a supremacia do futebol italiano.
Legado
A Copa de 1938 teve um grande impacto no futebol mundial. A Itália se consolidou como potência, porém, o torneio foi importante para outras seleções, como o Brasil. A seleção brasileira, apesar de não conquistar o título, apresentou um futebol criativo com grandes jogadores, como Leônidas da Silva, que terminou como artilheiro da competição com 7 gols.
A competição também serviu para aumentar a visibilidade do futebol, especialmente na Europa.
Todavia, o torneio também foi marcado por uma atmosfera política específica, com o fascismo e o nazismo dominando o cenário europeu. Sem dúvida esse fato gerou certa resistência ao evento em alguns países. Além disso, a Espanha que estava em guerra civil, foi impedida de disputar o torneio.
Considerações
A Copa do Mundo de 1938, apesar das pesadas políticas e conflitos da época, foi um marco na história do futebol. Com a vitória da Itália, definitivamente a competição consolidou a supremacia europeia no esporte. Por último, o torneio mostrou a primeira incursão do Brasil, seleção sul-americana, no cenário internacional.
Finalmente, o torneio foi o último antes da Segunda Guerra Mundial, que interrompeu o evento por 12 anos. Em suma, a Copa de 1938 evidenciou o alto grau de competitividade no cenário do futebol mundial.
1 comentário em “A Copa do Mundo de 1938”